sábado, 9 de abril de 2011

A Páscoa passou pela nossa Escola!

Foi uma semana intensa de actividades!
Assim que terminámos as fichas de avaliação participámos, sempre com a colaboração das famílias dos alunos, nos preparativos da " Caça ao Ovo", na decoração da sala e escola, na confecção de folares e na elaboração de um coelhinho " prende folhas" para levar de recordação para casa!
Ainda fizemos uma " Caça ao Coelho" com as nossas estagiárias e aprendemos a criar pega monstros! Foi FANTÁSTICO!






Os ovos trazidos de casa e enfeitados com a ajuda da família ficaram lindos e os folares estavam muito docinhos! Houve muito empenho por parte de todos!
No dia da "Caça ao Coelho" os alunos ficaram surpreendidos com as actividades interessantes que a Ana e a Inês nos trouxeram!




Fizemos um origami do Coelho, ouvimos e cantámos a canção do coelho, jogámos e calculámos com o dado gigante e aprendemos a fórmula mágica do Pega Monstro! Adorámos!
Na 5ª feira fizemos um pregador de folhas em forma de Coelho!


Na sexta-feira dia 9 participámos na Caça ao Ovo e ganhámos um ovinho de chocolate para adoçar as nossas palavrinhas!





Tambéme para terminar aprendemos que o Coelho é um símbolo da Páscoa mas... não põe ovos! O Coelho simboliza a fertilidade e a nova vida porque as coelhinhas têm muitos filhotes!
O ovo da galinha  também simboliza uma nova vida, o recomeçar ...!
O padre da paróquia da Quinta do Conde também passou pela escola e explicou a simbologia da época da Páscoa e falou sobre a ressurreição de Jesus Cristo!

- 3º Encontro Curricular- " Caminhar de mãos Dadas" - Partilha com o Pré-Escolar!

No dia 1 de Abril, as turmas do 1º A e B partilharam com a Sala da Educadora São, os poemas da Verdade e da Mentira de Luisa Ducla Soares!
A nossa Turma recitou " Os números do menino Guloso"! Os ensaios foram dinamizados pelas nossas estagiárias: a Ana e a Inês e a nossa turma esteve muito empenhada em memorizar os seus versos! Alguns alunos até memorizaram os versos dos amigos para o caso de alguns se esquecerem da sua parte do poema!
Correu de forma muito positiva e mais uma vez descobrimos que conseguimos, em grupo fazer um bom trabalho e aprender uns com os outros!

Neste dia oferecemos os alunos do pré-escolar um caderno diário para se habituarem a fazer os seus registos e fomos nós que fizemos os embrulhos, com muita amizade e dedicação!

O Encontro decorreu de forma muito positiva, os alunos da pré mostraram o poema que estudaram fazendo uma dramatização e o 1º A e B recitaram muito bem com coreografia!



No fim da actividade os alunos do 1º ano ofereceram a cada aluno da pré o caderno que embrulhou :-).




28 de Março Insuflável Zenius

No dia 28 de Março fomos à escola sede assistir a uma história sobre a importância da água, dentro de um Insuflável, foi uma experiência nova para muitos meninos! A Ana e a Inês foram connosco e também gostaram muito!









domingo, 3 de abril de 2011

Matemática Divertida!

Os alunos do 1º A necessitam diariamente de resolver situações problemáticas e de treinar o cálculo mental!
Neste dia brincámos com o geoplano mas ao mesmo tempo aprendemos os nomes de algumas figuras geométricas, os seus lados e vértices!


Interdisciplinaridade

Na aula de matemática aprendemos a fazer a dobragem do cão e na aula de Língua Portuguesa escrevemos um texto sobre o mesmo tema.