domingo, 30 de janeiro de 2011

Área de Projecto e Estudo do Meio em parceria com a família!

No âmbito do tema: A família a turma do 1º A fez em parceria com a família umas árvores genealógicas muito criativas! Alguns alunos já apresentaram os seus trabalhos esta semana!































Agradecemos a presença da mãe do Pedro Basílio e o pai do Tomás que vieram à sala apresentar os trabalhos com os filhos :-) de acordo com a disponibilidade de cada um serão todos convidados em várias alturas do ano lectivo!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Palavras muitas Palavras!

Esta semana desenvolvemos o nosso caderno de palavras e descobrimos muitas e novas! Os pais têm colaborado com os recortes de revistas e os nossos trabalhos estão a ficar muito interessantes!
Sempre que fazem os trabalhos em casa os alunos partilham na sala as suas novas descobertas outras vezes é a professora que lê para todos ouvirem!

Na biblioteca...

A biblioteca é um excelente espaço, agradável e confortável onde todas as semanas manuseamos livros.
Em articulação com o programa de Estudo do Meio ouvimos uma história sobre a família.
 Por vezes os alunos preferem escolher as suas próprias leituras e há também aqueles que se queixam de cansaço áquela hora da tarde... e como existem uns sofás muito fofinhos ...aproveitam para descansar...




Oferta de Relógio para a Sala de Aula!

Esta semana recebemos um excelente presente para a nossa sala: UM RELÓGIO COLORIDO! oferta da mãe da Beatriz Moreira!

A turma ficou muito feliz com esta oferta e agradece pois é um instrumento bastante útil no nosso dia à dia e com tantas cores, todos querem aprender a ver as horas! :-)


Colaboração de Pais e Encarregados de Educação!




Na segunda-feira, dia 17 de Janeiro recebemos a visita da mãe do Pedro Basílio que dinamizou por iniciativa própria, e no âmbito da disciplina de Formação Cívica, duas actividades com a nossa turma. Leu a história: " Sou especial porque sou eu"  e fez um jogo muito divertido, que apelava à memória e concentração dos alunos.  Adorámos!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

"O H que Perdeu a Perna"

Hoje dia 13 de Janeiro iniciámos a leitura de mais um livro do Plano Nacional de Leitura : " O H que perdeu a Perna". Com a leitura desta obra dissémos o alfabeto todo e registámos no quadro todas as letras que pertencem a todas a palavras que já aprendemos!



Aula com Recurso às Tecnologias!





Ontem dia 12 de Janeiro fizemos uma aula digital de Matemática. A professora trouxe umas colunas de som para ligar ao computador, pedimos uma extensão à educadora Teresa, colámos uma cartolina no quadro de giz e ligámos o datashow da nossa escola. Gostámos muito de ver o nosso manual de matemática projectado no quadro! Também estivemos na internet a ouvir hsitórias no site junior da Texto Editores e visitámos o nosso blog!

Mais uma História na Biblioteca.

Na terça-feira fomos à biblioteca e a professora Ana Salgueiro leu-nos uma história sobre o Inverno, era uma história com ratos, mas achámos parecida com a história da Cigarra e da Formiga! Gostámos muito de ir à Biblioteca!


Nova Palavra!



Ontem dia 12 aprendemos uma palavra nova, é a palavra leque e a nossa colega Lorena trouxe um leque de verdade para nos mostrar!

Ainda sobre o Dia de Reis ...

domingo, 9 de janeiro de 2011

Dia de Reis, 6 de Janeiro de 2011 !

Elaborámos as nossas coroas de Reis, comemos Bolo Rei na sala de aula, ouvimos histórias sobre os Reis Magos e cantámos com os colegas e com o Prof Cristiano uma canção sobre os Reis! Foi um dia diferente e muito cultural!